VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O AR-CONDICIONADO DE UM ELEVADOR?

Hoje vou falar para vocês como funciona o ar-condicionado do elevador. Sempre que entramos em um elevador ele está com ventilação funcionando, até porque, esse meio de transporte leva várias pessoas de uma vez em um espaço pequeno e fechado. O mais interessante é pensar que muitas pessoas sentem que há falta de ar dentro do elevador e se sentem sufocadas.

Na verdade, a cabina do elevador deve ter pelo menos 1% de ventilação natural, em conformidade com a norma técnica NM 207:1999, que rege a fabricação de elevadores no Brasil. Portanto, não falta ar, como muitas pessoas acreditam. O ar-condicionado em elevadores, além de servir para climatizar, também serve para circular o ar no espaço confinado da cabine, sendo assim o ar-condicionado para elevadores não é um luxo, mas essencial para o conforto dos usuários.

Geralmente o aparelho é instalado na parte superior da cabine. Nesse aparelho, contém entrada e saída de ar em duto flexível. A unidade esfria o ar retirado da gaiola e o retorna ao elevador, além de remover impurezas e gases que podem ser prejudiciais à saúde. O controle da temperatura geralmente é realizado por controle remoto que pode também programar o equipamento para ser desligado automaticamente. O compressor que geralmente utiliza o fluido refrigerante R-410a é silencioso. Os equipamentos também dispõe de um sistema de drenagem por evaporação, não necessitando de ponto de dreno para água condensada.

Sabendo como funciona o ar-condicionado dentro do elevador, você pode ficar tranquilo(a) quanto a ventilação nesse meio de transporte. Se em algum momento você achou que faltasse ar dentro do elevador, provamos que a ventilação é imprescindível dentro da cabina. Espero ter ajudado. 😀

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *