Mitos sobre o elevador: saiba os mais comuns

Hoje eu venho falar para vocês sobre alguns mitos sobre elevadores. As vezes quando estamos utilizando esse meio de transporte passa pela nossa cabeça várias coisas, dentre elas, a que podemos ficar sem ar no elevador e isso é um pouco desesperador. Porém, hoje trago alguns mitos mais comuns que as pessoas pensam sobre os elevadores.
Antes de mais nada, vamos conversar um pouco sobre como funciona o elevador. Definido como um mecanismo de elevação para o transporte de pessoas e cargas, em síntese, o elevador é composto por máquina de tração, motor, comando, polias, cabos de aço ou fita de tração, cabina, contra peso, limitador de velocidade e aparelho de segurança. Com a manutenção correta dos elevadores, sua vida útil pode ser bem longa e durar por muito tempo. Seu ciclo de vida é bem grande comparado a outros equipamentos, podendo ter uma duração de 100 anos ou mais.
Em relação aos mitos, vamos pontuar alguns mais importantes:
➡️ ELE PODE DESPENCAR?
O elevador possui um controle/limitador de velocidade que, quando a cabina ultrapassa o limite máximo de velocidade, é acionado e freia a cabina através do aparelho de segurança. Ou seja, o freio age de maneira progressiva, evitando danos e garantindo a segurança do usuário.
➡️ POSSO FICAR SEM AR DENTRO DO ELEVADOR?
É provável que muitas pessoas tenham essa dúvida, trazendo a insegurança de muitos quando entram em um elevador. Contudo, é bem difícil que ocorra uma pane nesse meio de transporte. Mas, caso isso aconteça, ou ocorra uma queda de energia, todo elevador deve ter uma entrada de ar. A cabina possui, ao menos, 2% de ventilação natural e algumas ainda contam com um ventilador. Entrando nesse assunto, caso tenha queda de energia dentro do elevador, as luzes de emergência são acionadas conforme determinado pelas normas da ABNT.
➡️ SE APERTAR O BOTÃO VÁRIAS VEZES, O ELEVADOR CHEGA MAIS RÁPIDO?
O elevador já registra o chamado assim que o botão é apertado pela primeira vez e os toques adicionais acabam sendo ignorados pelo sistema. Aliás, esse ato pode acabar prejudicando a conservação do elevador. Assim como devemos apertar apenas um botão para subir ou descer, o comando do elevador vai entender que um passageiro que descer e o outro subir. E ao fazer isso, você acaba perdendo tempo. Pois, a viagem vai demorar ainda mais com essas paradas além de trazer mais gastos para o prédio.
Esses são os 3 principais mitos sobre um elevador! Agora que você já sabe, pode utilizar esse meio de transporte tranquilamente! 😀

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *