DIFERENÇA ENTRE ELEVADOR E PLATAFORMA ELEVATÓRIA

Você sabe a diferença entre ELEVADOR e PLATAFORMA ELEVATÓRIA? Não? Tudo bem, fique tranquilo pois nesse artigo eu vim explicar em detalhes para você qual a diferença entre eles! ✔️

Por mais que ambos movam as pessoas para cima e para baixo, elevadores e plataformas elevatórias são bem diferentes! Começo explicando para você o que é uma PLATAFORMA ELEVATÓRIA DE ACESSIBILIDADE! Os elevadores de plataforma são dispositivos de elevação acionados por um motor que transportam pessoas idosas e deficientes em cadeiras de rodas para cima e para baixo, permitindo que continuem a viver de forma independente em suas residências ou em locais com mais de um andar. As plataformas elevatórias de acessibilidade também são comumente chamadas de elevadores de plataforma, plataforma para cadeirantes, elevadores de cadeiras de rodas, elevador de degraus, elevadores de acessibilidade ou elevadores de plataformas verticais!

E agora, o que é um ELEVADOR? Um elevador é um meio de transporte utilizado não apenas para o transporte de idosos e deficientes físicos como também demais passageiros!

Mas afinal, qual a diferença entre um elevador e uma plataforma elevatória? Depois de explicar para você o que é uma plataforma de acessibilidade e um elevador, vamos para as diferenças! Segue os pontos principais que diferenciam os mesmos:

➡️ Capacidade
1️⃣ Em relação à capacidade, as plataformas conseguem transportar no máximo aproximadamente 250kg, referente a uma pessoa de cadeira de rodas e mais um passageiro.

2️⃣ Já o elevador pode transportar uma carga bem maior. Para se ter uma ideia, um elevador de 8 passageiros tem capacidade de 600kg.

➡️ Percurso
1️⃣ Para as plataformas elevatórias, o percurso é um ponto de limitação, já que seu percurso máximo é de 4m. Então para residências com mais de 2 andares a instalação de uma plataforma pode ser inviável.

2️⃣ Já em relação aos elevadores seu percurso vai depender do seu tipo. Para elevadores residenciais, o percurso máximo é limitado em 12m.

➡️ Velocidade
1️⃣ Quanto a velocidade, os elevadores são mais rápidos que a plataforma.

2️⃣ Plataformas elevatórias são feitas para a acessibilidade em pequenos percursos, então sua velocidade é reduzida.

➡️ Cabine
1️⃣ A cabine do elevador deve ser, obrigatoriamente, fechada ou enclausurada.

2️⃣ Já a cabine de uma plataforma elevatória pode variar, dependendo do seu percurso.

Agora você já está um pouco mais por dentro do mundo dos elevadores e já sabe qual a diferença entre um elevador e uma plataforma elevatória! Espero ter ajudado com esse artigo! 😉

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *